O vereador Izoel Alves sobrinho concedeu uma entrevista exclusiva ao "Império"
e, sem meias palavras, prestou importantes esclarecimentos à população.
O vereador falou ainda sobre a atual administração municipal e da necessidade de buscar novas fontes de emprego para o município.
Confira a entrevista rápida e objetiva, respondida pelo vereador...
ENTREVISTA:
Império: Foi criada uma "cultura" de distribuição de material de construção para a população, sem fiscalização. Não seria necessário ter uma fiscalização específica para evitar que alguns sejam privilegiados e os que realmente precisam não tenham acesso a esse benefício?
Vereador Izoel: Eu acho que tem que ser distribuído com critério.
O critério está dentro da LDO, que fala que o prefeito não está proibido de distribuir material para as pessoas de baixa renda. Só que chega ao conhecimento da gente que muitos que não precisam, recebem material e as vezes os que precisam mesmo, não recebem.
Eu acho que assim não é correto.
Dentro da legalidade e com critério, eu acho correto. Ajudar a quem precisa.
Mas distribuir material pra quem não precisa, eu acho que é falta de critério, é ilegal, inconstitucional e até imoral.
Império: Sabemos que muitos pedem material porque não têm condições, não têm emprego, etc. O que está sendo feito ou o que precisa ser feito para trazer novas fontes de renda, emprego para a cidade?
Vereador Izoel: Essa é uma das preocupações que eu acho que os representantes do povo, a Câmara, o Executivo, enfim, todos os que estão imbuídos em defender os interesses da população, seria mais viável a gente conseguir mais empregos para Rio Piracicaba, do que ter esse critério de doação. Porque se a pessoa está trabalhando, ela tem condições de sobreviver. Tem dinheiro pra pagar sua água, sua luz, comprar sua cesta básica.
Então eu acho que mais viável gerar emprego do que fazer doação.
Império: E a câmara trabalha com algo nesse sentido, de trazer novas empresas? Existe algum projeto?
Vereador Izoel: Se o prefeito enviar à câmara algum projeto, que for feito algum contrato de comodata de um terreno para instalar uma empresa na cidade para gerar emprego, eu acho que a câmara tem que votar pelos interesses do município e principalmente para as pessoas que precisam realmente trabalhar.
Porque aqui em Rio Piracicaba, existe um problema. O "pessoal" visa muito a Vale. E a Vale não é eterna em Rio Piracicaba e muito pouco ela faz por Rio Piracicaba.
Eu já conversei direto com a gerência da Vale. Não concordo com as atitudes que a empresa procede junto à nosso município, porquê eu vejo o quanto ela ajuda tanto a outros municípios e o nosso ficar a ver navios.
Nós temos que esquecer a Vale e gerar empregos em Rio Piracicaba, porquê a Vale não é eterna.
O império: Sobre a Vale, existe a questão do asfalto no bairro Louis Ensch. Já houve até uma reunião sobre isso?
Vereador Izoel: Eu e o prefeito questionamos, em uma reunião com Evandro (componente da gerência da Vale) e ele me disse que é necessário um projeto.
Mas eu questionei, que só se for um projeto de ação, pois o prefeito já enviou dois projetos para eles e a resposta foi negativa.
Eu disse que o gerente anterior já havia garantido o recapeamento do asfalto desde o Louis Ensch aqui em Rio Piracicaba. Inclusive havia sido publicado nos jornais na época e nós ficamos como mentirosos.
Eu não achei legal, e acho que a Vale tem condições de investir em Rio Piracicaba, porquê a nossas riquezas estão indo embora e nós ficando aí a ver navios.
A população muitas vezes cobra da gente, se estamos cobrando algo da vale, etc. Cobrando estamos, mas fazer o quê? Solução do problema mesmo eles não dão.
Império: Na área da saúde. A população reclama muito das condições limitadas do hospital. A câmara tem condições de fazer algo em relação a isso?
Vereador Izoel: O que a câmara pode fazer é cobrar os critérios de atendimento à população; sobre o SUS (Sistema Único de Saúde). Sendo que à partir do momento em que você é atendido no hospital, pelo SUS, eles não podem cobrar da população o medicamento, e atender na íntegra.
Agora; que a Assistência Social precisa ser ajudada, precisa. Inclusive, tem uma emenda que eu coloquei no orçamento para o ano de 2012: melhoria na subvenção para o hospital.
E Chegou a meu conhecimento que o prefeito está vetando as emendas. Eu não sei por qual motivo ele está querendo vetar, porquê eu acho que a câmara tem poder legal, constitucional de participar de participar no orçamento, dando as suas sugestões ecoocando emendas para atender a população.
Eu coloquei cinco emendas, os outros vereadores escolheram a forma e em quais setores seriam as subvenções e me parece que o prefeito vetou. Mas eu acho que ele não terá muita vantagem com esse veto não.
Império: Isso é oficial?
Vereador Izoel: Isso é oficial e nós vamos para uma reunião na quarta-feira e ele não terá muita vantagem com esse veto não. Ou ele vai mater as emendas ou do contrário, o orçamento ficará prejudicado, porquê a câmara vai travar o orçamento dele.
Pois é lei, o vereador emendar no orçamento coisas viáveis ao município.
Império: O senhor acha que as verbas que vêm para o município estão sendo bem administradas?
Vereador Izoel: Parte sim e parte não. Eu acho que o prefeito tem feito até uma boa administração. Não há como negar.
Acho que tem mais acertos do que erros, mas poderia estar melhor.
Eu sempre disse e vou dizer novamente: muitas vezes o prefeito não se preocupa com qualidade, mas sim com quantidade. Acho que se usar a pessoa em algum lugar da administração, que não tenha conhecimento, não tenha a capacidade, fere os princípios e a própria administração dele.
Poderia fazer uma administração melhor, voltada para um crescimento melhor; muitas vezes deixa de fazer porquê as pessoas que são colocadas, não generalizando, realmente não têm competência.
Se Dr. Gentil tivesse uma assessoria, não generalizando, de pessoas capazes, ele poderia ter uma aceitação até maior. Mas individualmente com o prefeito, não tenho nada contra, acho que está fazendo uma boa administração. Tem erros e acertos e eu ainda dou mais valor aos acertos, mas poderia eliminar vários erros.
Eu mesmo já falei com ele que está preocupando mais com quantidade do que com qualidade.
Política é isso mesmo. As vezes por obrigações políticas, pra agradar, você "incha a máquina".
"Incha a máquina" mas prejudica um atendimento melhor ao município.
Então, essa é a minha colocação. Assumo o que estou falando. Não quero fazer retalhação a ninguém; esse é apenas meu sentimento como cidadão.
Quero dizer a todos os munícipes de Rio Piracicaba que a câmara é a casa do povo e está à disposição para questionamentos, que forem de interesse público.
O Império agradece a atenção do vereador Izoel e deseja boa sorte e boa continuidade em seu trabalho na presidência da câmara.