quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Piracicabenses reclamam da Copasa: Falta frequente de água e coloração turva

Nos últimos dias, o bairro Padre Levy de Vasconcelos passou por vários períodos com falta de água nas torneiras.
Houve também, momentos em que a água que chegava nas casas,  possuía uma coloração amarelada, turva.
O mesmo foi constatado nos bairros Praia e Alto dos Tavares.
O site "Império" procurou o responsável pela Copasa em Rio Piracicaba, o Sr. Marcelo, para saber o por quê desses eventos.
Na tarde da última quinta-feira (29), ele gentilmente nos recebeu em seu escritório e esclareceu os fatos.

Sobre a falta frequente de água no bairro Pe. Levy

Segundo Marcelo, a falta de água ocorrida no bairro Padre Levy em alguns do últimos dias, deu-se em decorrência de rompimento na tubulação provocado pela empresa que está construíndo rede pluvial na rua Esperança (rua que liga a rodovia ao bairro).
Ele nos informou que, apesar dos funcionários da firma estarem cientes da existência da rede de água no local, danificaram-na por cinco vezes.
Sobre a coloração amarelada da água em alguns pontos da cidade

Em relação à coloração da água, Marcelo nos informou que, um dos motivos, foi também o rompimento da tubulação, pois acontece de entrar terra na rede nesses casos.
Outro motivo seria o arraste provocado pela água.
Esse arraste ocorre normalmente, depois de efetuado algum serviço na rede. Sendo que, quando é aberto o registro, a grande velocidade da água pode levar  dessa terra.
Para minizar isso, é usado o registro de descarga.

Alto índice de chuva

O Sr. Marcelo destacou ainda, a grande quantidade de chuva que tem caído ultimamente. Em medição feita pela Copasa, constatou-se que no dia 23/11 choveu cerca de 123 mm, sendo que o normal é 35 mm.
Essa grande quantidade de chuva, faz com que a água da represa chegue à estação de tratamento, com um índice de turbidez (partículas em suspensão na água) além do normal. O que torna necessário alguns momentos de paralisação no tratamento, provocando o arraste na rede no momento em que é religada a água.

O site "Império" agradece a atenção do Sr. Marcelo por ter prestado essas informações à população.
A entrevista foi resumida para publicação aqui no site. No entanto ele também me explicou, entre outras coisas, como é feito o controle de qualidade da Copasa e o  compromisso de atender as ocorrências o mais rápido possível.


Por Aleksandro Silva